Caminhada através do Reino Maravilhoso

  Ó nosso Reino extraordinário,

Enigmático, fértil, generoso,

Miguel Torga, sabiamente,

                                                                                                                 Te apelidou de Maravilhoso. 

    O impossível pode ser realizável.

   O Reino, que já era Maravilhoso, tornou-se extraordinário ao longo do dia 13 de outubro. Contemplar a magnífica paisagem da nossa região é um privilégio, mas fazê-lo em família é uma bênção.

   Cerca de 164 participantes, entre pais, alunos do 4º, 5º e 6º anos, professores e Irmãs, responderam afirmativamente ao repto de realizar uma caminhada da família Colégio Moderno de S. José, através do Reino Maravilhoso, retratado, tantas vezes, pelo nosso conterrâneo poeta e escritor Miguel Torga.

   Embarcámos rumo a uma aventura literária, cultural e ambiental. O Espaço Miguel Torga, a casa onde viveu e o “Negrilho”, que homenageia um dos maiores poetas da língua portuguesa, foram os locais por onde iniciámos o dia.

   Aqui, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir uma pequena biografia do autor apresentada pela professora Ana Sofia Ribeiro, coordenadora desta atividade, que culminou com a declamação do poema “Ajuda” pelos alunos do 5.º ano.

   Dali, já imbuídos de toda a magia que só a poesia nos consegue transmitir, partimos para a caminhada pelo trilho Torguiano, que nos levou até à capela da Senhora da Azinheira, e nos deu a conhecer os vários caminhos que inspiraram a produção poética de Miguel Torga. Para repor energias do corpo e do espírito, escutámos um excerto de O Reino Maravilhoso, brilhantemente interpretado pelos alunos das Artes Performativas do 5.º ano.

   Ao longo do percurso, foram identificadas algumas espécies vegetais e trilhos de animais, sendo recolhidos fatores abióticos que serão objeto de estudo na disciplina de Ciências Naturais.

   Na chegada à capela, a alegria e boa disposição era contagiante, tendo-se realizado o piquenique entre as famílias.

   Partimos em direção a S. Leonardo de Galafura, local onde sentimos, com alma, o significado da expressão “Reino Maravilhoso”. Aqui, houve lugar para uma caça aos “ninhos” estrategicamente escondidos por entre a bela paisagem e onde pais e alunos, divididos em grupos, declamaram o poema que estava no seu interior. Lançando o mote ao momento poético, os alunos do 6.º ano declamaram o poema Segredo, com a vivacidade contagiante de um menino que descobre um tesouro em cima de uma árvore.

   Assinalando o dia mundial da alimentação, integrado no projeto Heróis da Fruta, que se comemora no dia 16, os participantes foram desafiados a comer uma peça de fruta distribuída no momento. No âmbito do projeto Eco Escolas, foram entregues à Junta de Freguesia de S. Martinho de Anta, dezassete pequenas árvores semeadas pelos alunos no ano letivo anterior, com vista à reflorestação.

   Regressámos mais sábios e cheios de energia desta caminhada, onde nos rendemos à imensidão e grandiosidade da paisagem que, de um lado se mostra agreste, pedregosa e até um pouco hostil, para depois, como por milagre, se revelar fértil e generosa.

   Experienciámos uma magia que só existe aqui, no nosso Reino Maravilhoso.

   Obrigada a todos os que fizeram deste dia ainda mais rico: representantes de pais, alunos e familiares, professores e Irmãs.

Obrigada, família Colégio Moderno de S. José.

Representante de Pais do 6.º ano e Coordenadora da Atividade

{galeria}123456789101112131415161718192021282931333435373839404142434445/galeria}