João A. L. Gaspar
João A. L. Gaspar. (Médico)
Lembro-me do meu primeiro dia, no Colégio Moderno de São José. Custou-me deixar a minha mãe, não queria por nada ficar na sala da pré-primária. A Educadora era a Irene e jamais esquecerei este momento. As primeiras pessoas que me vem à memória são: o Rui, a Luísa, a Catarina, a Ana, o Luís, o Pedro, o Edgar, o Tó, o Zé, a Ir Maria de Lourdes e a Ir Maria do Céu.
Tantas memórias, tantos sons e cheiros, que fazem o coração bater apressadamente. Uma enorme frustração assola o meu interior porque é impossível colocar em palavras o impacto que teve a passagem no Colégio Moderno de São José no meu percurso e formação pessoal. A saudade é imperativa e existe um sentimento chave, relativo a este período da minha vida, que é a gratidão.
Tive a sorte e a oportunidade de coincidir no mesmo tempo e espaço com pessoas que contribuíram para as bases do que sou hoje. A educação vem desde o berço, mas pode e deve ser complementada com as vivências no sistema educativo que tem em mãos o papel de incutir valores, modelar e aperfeiçoar a personalidade e o bem alicerçar do carácter das crianças. Durante o meu tempo no colégio foi sempre prioritário a aprendizagem dos valores morais e éticos, que hoje são a base e a “candeia que alumia duas vezes”, a minha e a vida de muitos dos que por lá passámos.
A honestidade, a amizade e acima de tudo a capacidade de fazer o bem desinteressadamente. A generosidade de disponibilizar ao próximo recursos e desejos pessoais, ser solidário e ter compaixão, possuir a capacidade de sentir genuinamente os problemas do outro e ajudar na procura de soluções. Construir uma integridade moral e ser incorruptível, mantendo um compromisso de honra com um bem mais alto que os benefícios pessoais. Ser sempre grato e leal. Aprender a ser tolerante e possuir a capacidade de conviver com quem tem ideias distintas das nossas procurando pontos em comum e um crescimento mútuo. Ser humilde e reconhecer as nossas próprias limitações, aceitando-as e trabalhando para sermos a melhor versão de nós mesmos, todos os dias. A defesa da paz, da liberdade e da justiça como bens comuns e a responsabilidade de enfrentar as consequências das próprias ações e decisões.
Como na Natureza, onde a mudança é uma constante e a adaptação é a arma mais forte dos sobreviventes, o Colégio deve adotar uma postura exemplar e vanguardista no que toca à educação. São essas crianças que no Colégio Moderno de São José, abrem pela primeira vez a porta para a sociedade e farão dela um lugar mais justo, livre, harmonioso e saudável no futuro. A responsabilidade é, por tudo isto, dantesca.
João A. L. Gaspar. (Médico)
CMSJ-Uma referência em Educar para Humanizar!
Inscrições Abertas para Creche, Pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.
Partilhe com a comunidade a sua passagem pelo CMSJ